Jardim vertical: como montar um em casa?

A cada dia que passa estamos nos conectando mais com aquilo que os nossos ancestrais consideravam comum: a natureza. Essa aproximação com o verde é tão importante que, segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado, foi comprovado que sujar-se de terra é um antidepressivo natural.

Nesse sentido, os jardins verticais são uma ótima opção para trazer verde para um espaço, seja ele casa ou apartamento. Aqui, não existe tamanho, formato ou plantas (exceto algumas exceções) fixos, e sim, adaptar o espaço que você tem.

Para montar, embora existam pessoas que prefiram comprar estantes e outros materiais, a estrutura, na maioria das vezes, é fácil de fazer e não necessita de grandes conhecimentos técnicos sobre o assunto. Veja:

1. Vasos individuais

Uma das opções mais simples de se montar um jardim vertical é encaixando pequenos vasos – como latas de alumínio - em uma estrutura montada diretamente na parede com ganchos e pregos, por exemplo. É possível também, dispor as plantas em uma escada ou estrutura de madeira.

2. Canos de PVC

Usando canos de PVC e um pouco de criatividade, é possível criar um jardim vertical diferente, onde todas as plantas saem de buracos feitos no próprio cano. Uma torre de suculentas, é uma excelente forma de alegrar o ambiente.

3. Pallets

Montar um jardim vertical com pallets não é tão difícil quanto parece e exige apenas habilidades com furadeira e martelo. Além disso, o material é fácil de ser encontrado e permite uma infinidade de combinações de plantas.

4. Garrafas pet

Utilizar garrafas pet na montagem de um jardim vertical além de ser uma forma sustentável, cria um visual bonito. Com elas, é possível manusear as plantas com facilidade, organizar da maneira que preferir e, claro, economizar. Para fazer, basta cortar a garrafa na altura desejada e fixá-la em um gancho ou tela aramada.

5. Reutilizando portas e janelas

Portas e janelas que você não utiliza podem virar um lindo jardim vertical. Além de um design retrô, as peças fogem dos jardins verticais comuns.

Além disso:

- Local: evite montar o seu jardim em locais úmidos ou em espaços pouco práticos e de acesso dificultado.

- Plantas: com o espaço definido, é hora de escolher as plantinhas que irão compor o jardim vertical. Se o espaço escolhido pegar muito sol, escolha plantas mais resistentes, por exemplo.

- Não esqueça de dedicar um tempo para entender como funciona a iluminação artificial e quantas vezes na semana você precisará irrigar as suas plantinhas.

 Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém e não deixe de conferir os outros artigos que preparamos para você aqui no blog.

Jardim vertical: como montar um em casa?
Veja Também
img
Irmãos Kunst prepara entrega de mais um empreendimento em Igrejinha

Obras do Edifício Seven estão sendo concluídas nesta quinta-feira, 30, e reforçam comprometimento da empresa com clientes e parceiros.

Ver Mais
img
Taquara: a cidade da tradição e da inovação

Conhecida como a capital do sorriso, Taquara é um município localizado entre as cidades de Três Coroas, Novo Hamburgo e Sapiranga, no Vale do Paranhana, e fica a 86,3 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Ver Mais
img
Saiba como incorporar a adega na decoração de sua casa

Se você faz parte do time de amantes de vinhos, provavelmente já pensou em como pode incorporar uma adega na decoração de sua casa.

Ver Mais