Você sabe porque os ovos e coelhos são os símbolos da Páscoa?

O ovo de chocolate é um dos grandes símbolos da Páscoa e é bastante comum que as pessoas presenteiem seus entes queridos e a criançada com essas delícias.  Mas você conhece a origem por trás dessa tradição?

Quando falamos na associação entre os ovos e coelhos com a celebração Páscoa, existem diversas teorias entre os religiosos. A mais tradicional delas acredita que Maria Madalena, seguidora fiel de Jesus, teria ido antes do amanhecer de domingo ao sepulcro, levando consigo um material para ungir o corpo dele. Mas, ao chegar no local, encontrou a sepultura entreaberta.

De acordo com essa crença, um coelho teria ficado preso no túmulo e seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por esse motivo, o animal ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã de Páscoa. Consequentemente, com seus “poderes”, é ele o suposto portador dos ovos de chocolate.

Mas os ovos ganham ainda mais um significado: eles são um símbolo de vida e renascimento. Tanto é que, povos da antiguidade, como os romanos e os chineses, acreditavam que o universo teria uma forma oval e que o mundo teria surgido de dentro da casca do ovo.

Em pouco tempo, criou-se a tradição que conhecemos e participamos todos os anos: a de presentear as pessoas com ovos decorados. Essa já era tradição entre povos como os persas, os gregos e os germânicos, mas os primeiros ovos de chocolate surgiram na França, no século XVIII. 

Para além do ovo de chocolate, muitas famílias mantêm a tradição de pintar as cascas de ovos de galinha artesanalmente e recheá-los com amendoim doce.

Você sabe porque os ovos e coelhos são os símbolos da Páscoa?
Veja Também
img
Irmãos Kunst prepara entrega de mais um empreendimento em Igrejinha

Obras do Edifício Seven estão sendo concluídas nesta quinta-feira, 30, e reforçam comprometimento da empresa com clientes e parceiros.

Ver Mais
img
Taquara: a cidade da tradição e da inovação

Conhecida como a capital do sorriso, Taquara é um município localizado entre as cidades de Três Coroas, Novo Hamburgo e Sapiranga, no Vale do Paranhana, e fica a 86,3 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Ver Mais
img
Saiba como incorporar a adega na decoração de sua casa

Se você faz parte do time de amantes de vinhos, provavelmente já pensou em como pode incorporar uma adega na decoração de sua casa.

Ver Mais