Você sabe o que são casas inteligentes?

Você já imaginou chegar em casa e, enquanto vai largando as coisas, o café vai sendo preparado, o ar-condicionado é ligado na temperatura que você gosta e sua música favorita começa a tocar? Parece um sonho, mas essa é a ideia das casas inteligentes. 

Com a ajuda de assistentes virtuais, uma casa inteligente automatiza todos os processos e entende a hora de fazer cada coisa, como passar o café, ligar o ar-condicionado e o Spotify sem a sua intervenção. 

Basicamente, é tudo uma questão de automação. Porém, para tudo funcionar é necessário ter algum dispositivo (Alexa, Siri, Amazon Echo...) que concentre a configuração dos dispositivos inteligentes espalhados pela casa como a cafeteira, o aparelho de som, a geladeira etc. 

1. Fechadura Digital com biometria 

A situação de chegar em casa e perceber que esqueceu a chave no carro ou no trabalho acabou! Existem no mercado, hoje, fechaduras digitais com biometria. Com ela, é possível criar configurações de entrada para diferentes usuários com biometria e senha e abertura remota via aplicativo. Além disso, possui uma chave física para casos de emergências e tem a função “Não Perturbe”, que permite travar internamente e bloquear cartões, senhas e aplicativos que tentarem abrir pelo lado de fora. 

2. Robôs de limpeza 

Se você procura uma ajudinha na faxina de sua casa, os robôs de limpeza são uma ótima opção. Os mais comuns no mercado são os aspiradores de pó que são capazes de serem acionados e programados via comando de voz ou via aplicativo, onde você delimita a área que deseja aspirar. 

3. Geladeiras inteligentes 

Esse modelo de geladeira permite verificar a temperatura, receber avisos se a porta ficar aberta e até controlar o vencimento de alimentos usando um aplicativo desenvolvido especialmente para isso. 

4. Interruptor de luz Wi-Fi

Mais conhecido como “interruptor smart”, ele funciona conectado à internet o tempo todo. Também com o auxílio de um aplicativo desenvolvido especialmente para isso ou com compatibilidade com plataformas como Google e Amazon, estes interruptores são capazes de comandar com precisão o nível de iluminação de um ambiente, além de possuir modos de uso para economia de energia. Outro modo, é acender ou apagar as luzes da residência em períodos prolongados de ausência, simulando a presença de moradores e desencorajando criminosos. 

5. Controles remotos universais

Outro item indispensável de uma casa inteligente é o controle remoto universal. Com ele, é possível ligar ou desligar a TV, trocar de canal, controlar o home theater e ajustar a temperatura do ar-condicionado antes mesmo de você chegar em casa. Essa tecnologia, pode ser feita tanto por comando de voz quanto por aplicativo próprio para isso. 

E você, o que acha das novidades?

Você sabe o que são casas inteligentes?
Veja Também
img
Irmãos Kunst prepara entrega de mais um empreendimento em Igrejinha

Obras do Edifício Seven estão sendo concluídas nesta quinta-feira, 30, e reforçam comprometimento da empresa com clientes e parceiros.

Ver Mais
img
Taquara: a cidade da tradição e da inovação

Conhecida como a capital do sorriso, Taquara é um município localizado entre as cidades de Três Coroas, Novo Hamburgo e Sapiranga, no Vale do Paranhana, e fica a 86,3 km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Ver Mais
img
Saiba como incorporar a adega na decoração de sua casa

Se você faz parte do time de amantes de vinhos, provavelmente já pensou em como pode incorporar uma adega na decoração de sua casa.

Ver Mais